O CPPC tem compromisso de informar, debater e mobilizar a sociedade Portuguesa nas causas da Paz e da Cooperação entre povos, contra a opressão ou a agressão da parte de poderes e poderosos.
A guerra faz-se afectando recursos à destruição de pessoas e bens. Ela significa quer a dissipação de recursos quer a alienação da vida e das condições que a suportam. A guerra é manifestação de irracionalidade, ou então, exercício de poder arrogante e discricionário contra o bem comum.
A Paz significa o bem comum a todos os homens por igual. Por isso se suporta na fraternidade entre pessoas e na cooperação entre sociedades.
A inovação armamentista, a acumulação de arsenais, o tráfego de armas, a multiplicação de bases militares, as infra-estruturas para vigilância e comando à escala regional e até mundial, são todos pressupostos materiais para a realização da guerra. Os blocos político-militares, as manobras militares, as acções de provocação, as intervenções no estrangeiro, são instrumentos políticos para concretizar a guerra.
Temos de estar criticamente atentos e denunciantes das circunstâncias que antecipam ou arriscam desencadear a guerra. E solidários com os povos que são agredidos ou de outro modo sofrem as circunstâncias de guerra latente.
Rui Namorado Rosa (Editorial, Notícias da Paz, Abril 2007)
. CUBA: abaixo-assinado sol...
. SAHARA OCIDENTAL - CARAVA...
. MÉDIO ORIENTE: OPRESSÃO E...
. LIBERDADE PARA OS CINCO P...
. LIBERDADE PARA OS CINCO P...
. ACAMPAMENTOS DE REFUGIADO...
. DEBATE SOBRE SITUAÇÃO NO ...
. SOLIDARIEDADE IRAQUE - AP...
. PALESTINA: 60 Anos de Nak...