Terça-feira, 5 de Junho de 2007

Embaixada de Israel recusa carta de protesto - Notícia Sol

Israel
Conselho para a Paz critica embaixada em Lisboa por recusar encontro combinado
O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) criticou hoje a Embaixada de Israel por ter recusado um encontro previamente combinado com organizações não governamentais portuguesas para entrega de uma carta contra a ocupação dos territórios palestinianos

Luís Vicente, vice-presidente do CPPC e um dos dois representantes das ONG que esperavam «ser recebidos pelo primeiro conselheiro» da Embaixada de Israel em Portugal, disse à agência Lusa que o encontro não se realizou, alegando a embaixada que a existência de uma dezena de elementos daquelas organizações no passeio frente à representação diplomática era uma «manifestação provocatória».

«Disseram-nos que mais de cinco pessoas na rua era uma manifestação provocatória», declarou Luís Vicente, ironizando que, como estavam no passeio 10 representantes das 55 ONG signatárias da carta, «eram duas manifestações provocatórias».

Segundo o vice-presidente do CPPC, a embaixada tinha solicitado previamente os números e data de emissão dos bilhetes de identidade da delegação a ser recebida e que incluia uma representante do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM).

Por outro lado, os dois elementos da delegação foram identificados hoje pela PSP, afirmou Luís Vicente, adiantando estarem junto à embaixada «três carros-patrulha e uma carrinha do Corpo de Intervenção da PSP».

Num comunicado, o CPPC acusa a Embaixada de Israel de ter imposto um «posto de controlo em Lisboa» e de procurar «impor a 'lei' de Israel nas ruas portuguesas».

«Não se tratava de qualquer manifestação, quando marcamos uma concentração o Governo Civil tem conhecimento», disse à Lusa Sandra Benfica, da direcção do CPPC, criticando a «atitude despropositada» da Embaixada de Israel.

A agência Lusa tentou, sem sucesso, obter informações junto da Embaixada de Israel. Luís Vicente disse ainda que a carta das ONG, a propósito dos 40 anos do início da Guerra dos Seis Dias que hoje se assinala, foi entregue a uma pessoa que julga ser «segurança da embaixada».

A Guerra dos Seis Dias opôs Israel a uma frente árabe formada pelo Egipto, Jordânia e Síria, apoiada pelo Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Argélia e Sudão, e resultou na ocupação pelo Estado hebraico da Cisjordânia, sector oriental de Jerusalém e Montes Golã, levando ainda ao aumento do número de refugiados palestinianos na Jordânia e no Egipto.

Os signatários da carta defendem ser «urgente pôr fim a 40 anos de ocupação israelita dos territórios palestinianos», lembrando as «inúmeras resoluções da Organização das Nações Unidas, que não só condenam a ocupação, como exigem o seu fim».

«O povo português (...) estará entre os primeiros a apoiar uma paz justa e duradoura em toda a região do Médio Oriente, que garanta a segurança de todos os povos da região», refere ainda a carta, que além das organizações referidas foi assinada pela CGTP, Graal, Juventude Operária Católica, Pax Christi Portugal, Frente Anti-Racista, Follow the Women Portugal, Associação Portuguesa de Deficientes e União de Resistentes Antifascistas Portugueses, entre outras.

Lusa/SOL

publicado por cppc às 20:37
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.posts recentes

. NOVO SITE DO CPPC

. CUBA: abaixo-assinado sol...

. SAHARA OCIDENTAL - CARAVA...

. MÉDIO ORIENTE: OPRESSÃO E...

. LIBERDADE PARA OS CINCO P...

. LIBERDADE PARA OS CINCO P...

. ACAMPAMENTOS DE REFUGIADO...

. DEBATE SOBRE SITUAÇÃO NO ...

. SOLIDARIEDADE IRAQUE - AP...

. PALESTINA: 60 Anos de Nak...

.arquivos

. Agosto 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

.tags

. todas as tags

.as minhas fotos

blogs SAPO

.subscrever feeds