Sexta-feira, 1 de Junho de 2007

Delegação Portuguesa Palestina - Noticia RTP

http://www.rtp.pt/index.php?article=284728&visual=16

Delegação portuguesa na conferência para relançar processo de paz

 
Dois elementos do Conselho Português para a Paz e Cooperação partiram hoje para Israel onde domingo participam numa conferência internacional que visa relançar o processo de paz israelo-palestiniano, disse à agência Lusa fonte do CPPC.
 

Gustavo Carneiro, da direcção nacional do CPPC, e Vítor Paulo Silva, da Comissão de Paz do CPPC de Beja, deslocam-se a Telavive e Jerusalém a convite de organizações palestinianas e israelitas e representarão na conferência o Conselho Mundial da Paz.

A conferência "Iniciativa Jerusalém: por uma paz justa na base de dois estados: Israel e Palestina" visa relançar o processo de paz israelo-palestiniano procurando criar um movimento de opinião com esse objectivo, disse Sandra Benfica, da direcção do CPPC.

Espera-se que da reunião saia uma declaração que recolha assinaturas de organizações de vários países, que posteriormente dinamizarão a campanha nos seus locais de origem, explicou.

No caso do CPPC, será feita pressão ao nível do governo de Portugal e também da União Europeia, aproveitando a presidência portuguesa que começa a 01 de Julho, adiantou Sandra Benfica.

"Pretende-se que Portugal assuma um papel dinamizador do processo de paz, considerando-se que a resolução do problema palestiniano passa pelo cumprimento das resoluções internacionais", disse ainda.

A delegação do CPPC, que estará em Israel até dia 05, tem também previstos encontros com várias organizações palestinianas e israelitas.

Para sábado está programada uma visita ao Muro da Separação (entre Israel e os territórios palestinianos) e um encontro com os Comités Palestinianos Populares e para segunda-feira uma reunião com o presidente da Autoridade Palestiniana, Mamuhd Abbas.

Terça-feira assinalam-se os 40 anos do início da Guerra dos Seis Dias, que opôs Israel a uma frente árabe formada pelo Egipto, Jordânia e Síria, apoiada pelo Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Argélia e Sudão.

Na sequência do conflito armado Israel ocupou a Cisjordânia, o sector oriental de Jerusalém e os Montes Golã e aumentou o número de refugiados palestinianos na Jordânia e no Egipto.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2007-06-01 18:45:02

publicado por cppc às 20:24
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De cppc a 3 de Junho de 2007 às 23:33
Espero que esta e outras iniciativas venham a trazer a Paz na Palestina e que seja possível um encontro de vontades capaz de eliminar os obstáculos colocados nos caminhos da Paz.

Mas, atenção, não se espere muito, pois enquanto a administração Bush estiver ao lado dos elementos mais belicosos de Israel não haverá Paz. Espero que Bush seja substituído por alguém do Partido Democrático mais capaz de impor a Israel uma atitude conciliadora que leve os palestinianos a optarem também pelo caminho da Paz, não só com Israel, mas principalmente entre as várias facções que se digladiam de vez em quando.

Nestas coisas, nada como fazer gestos de boa vontade. Porque não libertar os dois soldados israelitas e Israel fazer o mesmo com várias personalidades palestinianas que capturou?

Mesmo sem um acordo especial, o primeiro a fazer um gesto de boa vontade seria capaz de levar os outros a fazerem o mesmo. Mas, parece que todos temem mais a Paz que a guerra.

A história demonstrou que o Princípio Guerra nunca conduz à Paz. Depois de uma vitória, quando isso é possível, surge outra guerra. Os aliados de ontem tornam-se rapidamente em inimigos de hoje e podem amanhã voltar a ser aliados.

É preciso acabar com o "Princípio Guerra" e impor o "Princípio Paz" como método de resolução de situações conflituais. E os palestinianos devem fazer um certo esforço, pois Israel começa a ganhar tempo. No próximo ano, o Estado de Israel comemorará os seus 60 anos de existência e o tempo no território é a matéria prima de que são feitas as nações.


De cppc a 3 de Junho de 2007 às 23:35
Ao comentário anterior falta a assinatura, pois foi escrito a título pessoal.
Dieter Dellinger


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.posts recentes

. NOVO SITE DO CPPC

. CUBA: abaixo-assinado sol...

. SAHARA OCIDENTAL - CARAVA...

. MÉDIO ORIENTE: OPRESSÃO E...

. LIBERDADE PARA OS CINCO P...

. LIBERDADE PARA OS CINCO P...

. ACAMPAMENTOS DE REFUGIADO...

. DEBATE SOBRE SITUAÇÃO NO ...

. SOLIDARIEDADE IRAQUE - AP...

. PALESTINA: 60 Anos de Nak...

.arquivos

. Agosto 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

.tags

. todas as tags

.as minhas fotos

blogs SAPO

.subscrever feeds